ABU ADB ALLAH IBN HUDHAY (AL-AZRAQ)“O AZUL” - CORAGEM
É originário do norte da Arábia, Síria e Iraque, visto que a sua tribo (Hudhay), tal como Abderraman (Omíadas) veio desses territórios.
Nasceu por volta de 1208. É descendente de uma família nobre, e foi educado na cultura árabe, quando a arte da guerra era obrigatória na época.
Fala várias línguas e ganhou o reino de Taifa enquanto foi Governador ou Vizier de vários reinos do Norte de Alicante.
Ficou hospedado no castelo de AL-QAL-A, fazendo frente aos invasores cristãos a fim de defender suas terras e dos seus antepassados, lutando sempre até não poder mais.
Em 1250, assinou um tratado com o rei James I, jurando proteger todos os habitantes daquelas terras.
Perante o fracasso constante dos cristãos em cumprir os tratados, Al-Azraq acabou por regressar, apesar da já avançada idade, e morreu lutando em 1278 às portas de Al-Cora, actualmente conhecida por Alcoy.
Esta é uma pequena homenagem aos nossos antepassados que, até à sua plena expulsão, por volta de 1620, se instalaram nos nossos vales e montanhas, deixando os seus costumes e hábitos, as suas casas, as suas aldeias e nomes: Aal-Mudaina, Al-cora, Al-Fafara, Beni -ALFAQUI, Beni-Salem, Al-patro, Beni-sili, Raduan, Abad, Bennasar, Ali-cantara, e muitos outros.
Lá nasceram, tal como Al-Azraq, descendentes de mais de uma centena de gerações e 800 anos de ocupação que devemos respeitar e a quem devemos ser gratos